I Fórum de Engenharia e Valorização Profissional da Alta Paulista

13.05.2019

Conhecimento que transforma. Este foi objetivo do I Fórum de Engenharia e Valorização Profissional da Alta Paulista, que aconteceu nesta semana em Adamantina. Durante quatro dias, os participantes tiveram acesso a informações e puderam tirar dúvidas sobre assuntos que puderam transformar suas visões sobre a engenharia, qualificando-os ainda mais para o competitivo mercado de trabalho.

Com objetivo de sempre oferecer oportunidades de agregar conhecimentos aos profissionais da engenheira e estudantes da área, a AEAANAP (Associação dos Engenheiros, Agrônomos e Arquitetos da Nova Alta Paulista) organizou o ciclo de palestras em parceria com o CREA-SP (Conselho Regional de Agronomia e Engenharia do Estado de São Paulo), CDER-SP (Colégio de Entidades Regionais de São Paulo) e IPEEA (Instituto Paulista de Entidades de Engenharia e Agronomia).

A abertura ocorreu na segunda-feira (13), com a presença do presidente da AEAANAP, Engenheiro Agrônomo André Luiz Borrasca; presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) – seccional de Adamantina, o advogado Marco Aurélio Figueiredo; chefe da UGI (Unidade de Gestão de Inspetoria) de Adamantina, Engenheiro Civil Lucas Tiveron Rodrigues; conselheiro do Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo), Engenheiro Mauro Montenegro; e Eng. Ali. Gumercindo Ferreira da Silva, representante do presidente do Crea-SP, Vinicius Marchese Marinelli, e atual superintendente de colegiados do Crea-SP.

Neste dia, o encontro debateu o tema: ‘Green Buildings – Edificações Sustentáveis e Sistemas de Sanitários à vácuo’. A orientação foi dada pelo engenheiro Marco Cerulli.


Na terça-feira (14), houve duas palestras. A primeira foi sobre ‘Indenizações por Acidente de Trabalho, Doença Profissional e Assédio Moral’, conduzida pelo advogado Hélio Vieira Malheiros Júnior, e o segundo tema abordado na noite foi ‘Segurança e Saúde Ocupacional’, ministrado pelo engenheiro Albino Bertoli Neto.

Na quarta-feira (15), mais dois temas: ‘A importância do Livro de Ordem e a Anotação de Responsabilidade Técnica’, por Luis Chorilli Neto, e ‘Seguros de Responsabilidade Civil Profissional para Engenheira’, debatido por Marcos Souza Filho.

E, finalizando a programação do I Fórum de Engenharia e Valorização Profissional da Alta Paulista, na quinta-feira (16), o advogado Igor Terraz Pinto palestrou sobre ‘contratos relacionados a projetos e obras – necessidade da anotação da responsabilidade técnica’.

“Trabalhamos para oferecer aos profissionais ligados a engenharia conhecimentos atuais, que fazem parte de seu cotidiano. E neste fórum enfatizamos a valorização profissional, quando palestrantes de diversas áreas expuseram assuntos pertinentes ao mercado de trabalho, sendo considerado sucesso devido ao conhecimento agregado”, destaca o presidente da AEAANAP.