ABC Paulista ganha mais uma unidade, desta vez em Ribeirão Pires
Reta final do ano e a rede CreaLab Coworking continua crescendo. A novidade de agora é a estação que foi inaugurada em Ribeirão Pires, cidade do ABC Paulista, na terça-feira (17/12). O espaço segue o padrão dos outros mais de 30 distribuídos pelo estado de São Paulo, com mesas compartilhadas para trabalho, internet e sala de reunião.
Presidente do Crea-SP, a Eng. Lígia Mackey esteve na ocasião e fez questão de reforçar o compromisso com os profissionais nesta iniciativa. “Esperamos que, em 2025, possamos inaugurar muito mais coworkings. É um projeto que traz benefícios para os engenheiros, agrônomos, geocientistas, tecnólogos, designers de interiores e universitários dessas áreas”, afirmou. “Eu também vivo da Engenharia e quero fazer com que o Conselho se torne o melhor para todos nós. A nossa gestão trabalha para isso”.
Eduardo Francisco Ribeiro é engenheiro mecânico e perito judicial. Ele mora e atua no município, e foi prestigiar a abertura na Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ribeirão Pires (AEARP). “Achei muito importante porque é um ambiente confortável. Eu tenho um escritório, só que pequeno e, nas perícias com que trabalho, normalmente estão envolvidas seis a sete pessoas. Aqui posso trazer até mais gente. Isso vai me ajudar bastante, sem falar na oportunidade de conhecer outras pessoas”, contou.
Até quem não é do Sistema Confea/Crea e Mútua celebrou o novo espaço. “Nosso Conselho é o CRECI [Conselho Regional de Corretores de Imóveis], mas essa estrutura do Crea-SP reflete muito positivamente o ramo imobiliário da cidade. Facilita o nosso intercâmbio com os profissionais para regularização, projetos e negociações”, disse Miguel Luís Filho, proprietário da Metro Quadrado Consultoria Imobiliária. “É bom para todos”, acrescentou o sócio Lucas Monteiro.
A solução foi muito bem vista pela municipalidade também. Em 2023, o Conselho formalizou uma colaboração com a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires. O termo de cooperação mútua focava na fiscalização e conscientização sobre a ocupação e uso do solo, mas, este ano, avançou com o apoio da AEARP para oferecer suporte na viabilização de assistência técnica para regularizações fundiárias e construtivas. “A parceria foi o embrião para esse coworking, porque a habitação é onde temos a atuação em conjunto e criamos essa relação. Sou engenheiro agrônomo e sei que as Engenharias se complementam”, argumentou o secretário de Meio Ambiente e diretor de Habitação do município, Temístocles Cardoso Cristofaro.
“O Crea-SP tem investido muito nos profissionais. Hoje, temos como colaborar tecnicamente com a Prefeitura. Temos as portas abertas para isso”, destacou o diretor financeiro do Conselho e da AEARP, Eng. Eduardo Araujo Ferreira. “Sou formado há mais de 40 anos e acompanhei as transformações do Sistema. O engenheiro não tinha representatividade antigamente. Agora estamos fazendo a diferença”, defendeu o presidente da AEARP, Eng. Edenircio Turini.
Presente no encontro, o coordenador adjunto do Colégio de Entidades Regionais de São Paulo (CDER-SP) e presidente da Associação dos Engenheiros e Agrônomos do ABC (AEAABC) e da União das Associações dos Engenheiros e Agrônomos das Sete Cidades do ABC (UNASETE), Eng. Luiz Augusto Moretti, finalizou falando sobre os planos para o ano que vem. “São Caetano do Sul e São Bernardo do Campo já estão previstos entre os lançamentos. Hoje, o engenheiro tem uma casa para ir. É uma entrega do Sistema para os profissionais”.
O coworking de Ribeirão Pires fica na rua Felipe Sabbag, número 200 A, no 4º andar. A utilização é gratuita para profissionais e estudantes, mediante reserva no site coworking.creasp.com.br.
Fonte: Crea-SP